Torcicolo


É a combinação de dor aguda, travamento de alguns movimentos na coluna cervical (geralmente por causa de cãibra muscular) ou uma compressão da medula espinhal. Normalmente a coluna cervical involuntariamente se aproxima da escápula ou vice-versa.


Causa: Movimentos rápidos e bruscos onde a musculatura é esticada. Ventos frios podem ser um agravante, por exemplo ar-condicionado, ou dirigir o carro com a janela aberta. Acidentes envolvendo batidas contra a cabeça ou acidentes com movimentos violentos do pescoço são outras causas de torcicolo. Uma musculatura do pescoço com tônus alto, cansado ou com sobrecarga pode ser um gatilho para um torcicolo. A posição de dormir, travesseiros demais ou posições desconfortáveis também aumentam o risco de a cervical travar.


Sintomas:

  • Dores no pescoço.
  • Rigidez na coluna cervical por causa das cãibras.
  • Dor de cabeça.


Tratamento: Calor e descanso. Alongamentos leves e massagem suave na cintura escapular e pescoço podem ser eficazes, principalmente alongamento com uma inibição recíproca ou técnicas de facilitação neuromuscular. Tração da coluna cervical também pode aliviar as dores. Torcicolos resultantes de acidente precisam de avaliação médica.


IMPORTANTE: Crianças com torcicolo tem que ser avaliado por um médico para descartar meningite.


Texto escrito pelo Nils Bergqvist 04/07/2023.

Artigos

Imagem comprada no Adobe Stock.