Síndrome de Quervain


Também chamada de torcedura de lavadeira ou texting thumb (polegar que digita em inglês). Identificada e descrita por Fritz de Quervain em 1895. Ele observou a síndrome principalmente nas lavadeiras durante a industrialização na Inglaterra, o trabalho era desgastante e incluía muito trabalho usando o polegar para torcer as roupas molhadas. Quando a máquina de lavar roupa chegou o trabalho das lavadeiras sumiu em boa parte e a síndroma de Quervain teve um regresso embora que outros trabalhos também podem gerar a mesma lesão. Com a recente introdução de celulares no mercado a síndrome voltou com força, a causa sendo a digitação utilizando os polegares por muito tempo.


A síndrome consiste em uma compressão, normalmente causada por uma inflamação, das bainhas que fixam os tendões do m. abdutor longo e m. extensor curto do polegar e é caracterizada por dores fortes na lateral do punho e no processo estiloide do rádio. Outra característica é uma falta de força para agarrar um objeto com a ajuda do polegar (pessoas relatam dificuldades de segurar objetos leves como xicaras de chá ou facas). Movimentos de supinação ou pronação do antebraço podem gerar dores fortes, como girar uma chave numa fechadura ou abrir uma tampa de lata. Aplica-se o teste do Finkelstein para identificar a síndrome.


O melhor tratamento é evitar os trabalhos que causam a síndrome, como celular ou outro trabalho repetitivo. Massagem e alongamentos leves podem ser eficazes no tratamento.


Texto escrito por Nils Bergqvist 24/07/2023.

Síndrome de Quervain

Síndrome de Quervain. Imagem comprada no Adobe Stock.