Massagem e respiração


Uma massagem relaxante ou uma massagem clássica relaxa a musculutura que, por sua vez, melhora a respiração. A respiração é feita por músculos. O corpo tem mais de 12 músculos que trabalham neste processo. O diafragma é o mais famoso, mas músculos como trapézio, abdome e quadrado do lombo também ajudam.


O que acontece quando você inspira? Para possibilitar a entrada de um fluxo de ar nos pulmões, alguns músculos ligados à parte toráxica do esqueleto abrem o espaço fazendo o pulmão inflar. O ar entra sozinho porque a pressão dentro do pumão fica menor do que a pressão externa. Na expiração, a musculatura faz o contrário, empurrando o ar para fora.


Se você tiver uma musculatura respiratória relaxada e em boa forma, você automaticamente respira melhor. Qualquer relaxamento melhora a respiração.


O método Lotorp, desenvolvido na Suécia, é a técnica de massagem mais famosa para melhorar a respiração. A massagem Lotorp libera a tensão dos músculos responsáveis pela respiração, ajudando o paciente a expelir o ar de dentro dos pulmões.


Massagem e respiração