Método Lotorp


Mobilização Torácica

O método Lotorp foi desenvolvido pelo massagista sueco Janne Karlsson, em 2003. Estudos científicos feitos no ano passado pelo médico Olle Löwhagen, especializado em alergia pelo Hospital Sahlgrenska, em Gotenburgo, Suécia, mostram que este método tem resultados extraordinários. O estudo foi feito no departamento de alergias e medicina pulmonar, com dois grupos de teste. O resultado da pesquisa mostra que, depois do tratamento com este método, a musculatura torácica relaxa, o que melhora e alivia vários problemas respiratórios. Em muitos casos, a respiração melhorou 400%. Pacientes sentiram tanto alívio, que não precisam mais de medicamentos para asma. A estimativa é que mais de 10% da população mundial com problemas respiratórios possam ser tratados com esta técnica. O método é especialmente indicado no tratamento de tosse, alergias a cheiros, perfumes e problemas como asma, principalmente aqueles não constatados. Pacientes com DPOC, doença pulmonar obstrutiva crônica, têm grandes vantagens no tratamento. Mesmo pessoas que têm respiração normal ou boa, melhoram com o método.


A respiração

O ser humano precisa de oxigênio para todos os órgãos do corpo. O oxigênio entra nos pulmões quando respiramos, e passa para o sangue, que o transporta para todas as partes do corpo. Normalmente nós não pensamos muito sobre como respiramos e sobre a importância que esta ação, aparentemente tão simples, tem para o funcionamento do corpo! Na respiração, o ser humano usa um grande número de músculos no peito, nas costas e no abdômen. Para inspirar e expirar, é preciso que estes músculos trabalhem em harmonia, para que sejam eficazes. E o que acontece quando estes músculos não trabalham bem?


A influência dos músculos no aparelho respirativa

Um problema comum, principalmente em relação ao estresse e às dificuldades respiratórias - como tosse e alergias a cheiros, por exemplo - é que nós respiramos com uma freqüência rápida e só com as regiões superiores dos pulmões. Este tipo de respiração significa que muitos músculos são pouco usados, o que faz com que fiquem mais rígidos e mais inflexíveis com o tempo. Na maioria das vezes, os músculos de expiração é que são afetados desta forma. A pessoa tem uma baixa capacidade de expirar, o que faz com que os pulmões não soltem todo o ar, principalmente o gás carbônico. O resultado disso, é que a quantidade de oxigênio nos pulmões fica menor, causando problemas no resto do corpo. A dificuldade que isto traz à nossa saúde pode ser exemplificada pelos bombeiros, usam gás carbônico pra apagar o fogo devido à eficácia do gás em retirar o oxigênio. O método Lotorp se baseia na massagem ou massoterapia ocidental sueca e se concentra na musculatura da respiração. O método inclui exercícios de respiração e, durante o tratamento, o terapeuta ajuda o paciente a tirar todo o ar que ele tem nos pulmões. O efeito disso é incrivelmente forte e várias pessoas sentem o resultado imediato: a melhora de problemas que carregam há muitos anos.


Os pulmões são o centro de limpeza do corpo

“"Eu consegui tratar pacientes com problemas asmáticos que eu não sabia existir. Fico tão espantado quanto os meus pacientes, que às vezes trazem estes problemas durante 20, 30 anos”, diz Janne Karlsson, o criador do Método Lotorp. Muitas pessoas ficam curadas com três, quatro sessões. Janne explica que os fortes resultados são obtidos, porque os pulmões são o centro de limpeza do corpo. Quando uma pessoa só usa metade da capacidade dos pulmões, muita sujeira fica acumulada. O corpo, por sua vez, se protege recusando perfumes, fumaça de cigarro e cheiros fortes. Quando os pacientes sentem cheiros fortes ou de fumaça de cigarro, os sintomas são, muitas vezes, cócegas nos dedos, olhos irritados, problemas digestivos e mãos e pés frios. A vida social também sofre quando não se pode sair para dançar ou jantar em um restaurante. Muitos pacientes se sentem mal. Antes, não havia uma forma de tratamento quando as pessoas reclamavam de falta de ar ou de dificuldades respiratórias e tosses. Agora, estes problemas têm solução. O nome Lotorp é protegido por lei e só pode ser usado pelos terapeutas graduados por Janne Karlsson ou pelo Espaço Bergqvist, para garantir um tratamento sério, seguro e eficaz".


Mobilização Torácica