Auriculoterapia

Auriculoterapia ou Acupuntura Auricular é o mais difundido e conhecido como micro sistema de tratamento da saúde humana, com reconhecimento mundial. Tem suas origens na antiguidade em diversas culturas como China, Egito e Grécia, sendo atualmente reconhecida pelos principais órgãos internacionais de saúde como Organização Mundial de Saúde, SUS, etc.


Consiste em excelente complemento ao trabalho realizado por massoterapeutas, terapeutas corporais, médicos, fisioterapeutas, psicólogos em virtude de sua eficácia, praticidade e segurança.


É um tratamento com uma estreita relação entre o Pavimento Auricular e os Canais de energia do Pavilhão Auricular que são os Meridianos.


Algumas experiências no Japão e EUA mostram que ao estimular pontos auriculares há uma resposta de melhora por estar estimulando o fluxo sanguíneo e fluxo energético que fluem nos Meridianos com a ajuda do sangue e do Sistema Nervoso.


Os Meridianos fazem parte do nosso corpo, mas não é possível ver a olho nu.


Em 1992 no Hospital Necker na França, o Dr. Jean Claude Darras provou a existência dos Meridianos, ele injetou uma substancia de contraste e estimulou outro ponto do mesmo Meridiano. O contraste concentrou-se em um ponto e correu em um canal até atingir o ponto estimulado.


Em nosso corpo temos 12 principais Meridianos conhecidos como órgãos: Pulmão, Coração, Pericárdio, Baço/Pâncreas, Fígado, e Rim e os conhecidos como Vísceras: Intestino Grosso, Intestino Delgado, Vesícula Biliar, Estomago, Bexiga e Triplo Aquecedor.


As três principais fontes de energia que abastecem os Meridianos são o Ar, a Alimentação e os nossos Ancestrais. Estas fontes podem tanto equilibrar uma pessoa como causar desiquilíbrio no corpo e mente de uma pessoa. A técnica de Auriculoterapia ou Acupuntura Auricular pode tratar os principais desiquilíbrios apresentados no corpo e mente.


Auriculoterapia