A anatomia do ser humano e a massagem


A palavra anatomia vem do grego anatome que significa seccionar. A ciência da anatomia estuda, principalmente, como os seres são organizados. Hoje em dia sabemos que todos os seres vivos contêm células que formam diferentes tipos de estruturas no corpo. Mas antigamente isso não era totalmente claro e as primeiras explicações disto vem só quando os primeiros microscópios são desenvolvidos no século 17. O que se encontrava dentro do corpo humano também era em boa parte mantido em segredo porque era proibido dissecar cadáveres. Isso mudou durante a renascença quando as pessoas começarem a se interessar mais pela natureza. Andreas Vesalius foi um dos pioneiros da anatomia humana. Ele nomeou e descreveu várias partes do corpo humano dissecando cadáveres. As imagens dele são bastante fieis a natureza. A anatomia, por tanto, estuda e sistematiza as estruturas do corpo. Existem vários tipos de estudo sobre a anatomia humana: macro e microscópica, descritiva e funcional.


O massoterapeuta trabalha, acima de tudo, com a anatomia funcional. Isto é, o estudo sobre a anatomia do esqueleto, os músculos, o sistema nervoso, as articulações e a relação entre eles. É necessário saber tudo isso, para entender como um grupo de músculos influencia outra estrutura do corpo. Saber a anatomia do ser humano, possibilita um tratamento de massagem muito mais exato. É fundamental saber onde os músculos são fixados no esqueleto, para conseguir calcular o movimento que tal músculo executa no corpo. Por exemplo: sabendo que o bíceps do braço é fixado na tuberosidade do rádio e tubérculo supraglenoide da escápula/processo coracoide, é mais fácil entender o movimento que o músculo exerce no braço. Por exemplo você acaba sabendo que ele é biarticulado. Quer dizer, influencia movimentos em duas articulações, no caso cotovelo e ombro.


Por que é bom saber isto quando aplica uma massagem? Porque testando os movimentos que os músculos fazem, encontra-se o ponto que dá origem a uma dor ou um mal funcionamento no paciente. O braço e o ombro têm vários músculos, todos fixados no esqueleto. É bem provável que um destes seja o principal fator que gera dores ou incômodo. Às vezes, este ponto de origem fica bem longe da área que incomoda o paciente. Uma dor no braço pode ter origem na cervical, entre as escápulas etc., por isso, é sempre bom fazer um curso de massagem ou massoterapia sério, que aborde estes assuntos.


Texto escrito por Nils Bergqvist 10/08/2023.

Anatomia

Imagem mostrando a musculatura humana.