Terapia Ayurveda


Os cinco elementos

As cinco energias captadas por nossos cinco sentidos são conhecidas como Pancha Mahalhuta (em sânscrito), ou: éter, ar, fogo, água e terra. Embora o corpo humano seja em sua maior parte constituído por água, encontramos nele todos os elementos. Cada pessoa representa uma combinação diferente desses elementos, o que forma o seu sistema “biológico natural”. O excesso de um ou mais dos elementos pode perturbar o equilíbrio natural, causando assim a doença. A combinação desses elementos forma três bioenergias (Tri Dosha):

  • Kapha = água e terra
  • Pitta = fogo e água
  • Vata = ar e éter

Características dos Doshas

Vata - Seco, rápido, frio, áspero, sutil, móvel, claro, dispersivo. Representa as funções corporais relativas ao movimento. Controla o sistema nervoso, os processos de eliminação e a respiração. Características básicas: corpo magro, pele áspera e fria. Come depressa, horas de sono irregulares, os movimentos são inquietos e constantes, são incapazes de sentar calmamente.


Pitta - Oleoso, penetrante, quente, rápido, móvel, líquido, cheiro azedo. Representa as funções corporais relativas ao calor e ao metabolismo. Comanda a digestão, a percepção, o ciúme e a raiva. Características básicas: estrutura e tamanho médios, esbeltos, tom de pele avermelhado, tendência a transpiração abundante, muito apetite, inteligente.


Kapha - Pesado, lento, frio, oleoso, viscoso, denso, suave, estático. Representa os aspectos estruturais da fisiologia e é responsável pela força biológica, pela resistência dos tecidos e por uma boa estrutura orgânica. Características básicas: Corpo forte, tendência para ganhar peso, apetite e digestão constantes e regulares, sistema imunológico forte, tira conclusões bem refletidas.


Cada pessoa possui os três doshas, porém, um é predominante, de acordo com a combinação dos cinco elementos existentes em cada um. Para que haja saúde, e para tudo funcionar harmoniosamente é necessário que essas energias estejam em equilíbrio, pois, como vimos, cada dosha é responsável pelo funcionamento de órgãos e sistemas do nosso organismo. Por exemplo, Pita em desiquilíbrio ocasiona problemas digestivos, já que esse dosha é responsável pela nossa digestão. A primeira coisa a ser feita na Ayurveda, antes de qualquer tratamento, é determinar o Dosha da pessoa. Existem testes físicos e também alguns questionários que podem ajudar nisso. Porém, ele só terá eficácia se realizado por um profissional qualificado da Ayurveda. Ao conhecermos o nosso Dosha predominante, fica mais fácil saber como tratar os desiquilíbrios que ocasionam mal-estar e doença. Muitas vezes o desequilíbrio se dá por excesso ou falta de algum dos doshas. Por exemplo, a pessoa pode ser predominantemente Kapha, mas naquele momento está com excesso de Vata. Após determinar o Dosha e avaliar as queixas ou sintomas do paciente, o terapeuta verifica a dosha a ser equilibrado. A partir daí se define quais técnicas serão usadas no tratamento. O objetivo é eliminar o que causa o desiquilibrio, que em muitos casos é causado por ingestão em excesso de algum alimento que prejudica o dosha predominante ou por outra razão externa ou por algum hábito ruim, como dormir pouco, exposição a calor ou frio, etc.


Algumas formas de tratamento na Ayurveda

Como já vimos anteriormente a Ayurveda entende que o equilíbrio de energias controlam as funções do nosso organismo. Os tratamentos indicados geralmente são feitos por médicos ayurvedas. Os tratamentos incluem dietas nutricionais, dietas desintoxicantes, jejuns e ingestão de ervas medicinais, etc. Também incluem tratamentos externos como banhos, saunas terapêuticas, aplicação de unguentos, bandagens medicinais e principalmente a massagem. A massagem indiana é muito conhecida no mundo todo. Com a Ayurveda é possível equilibrar os nadis (pontos por onde circulam a energia) no corpo, desintoxicar o organismo, além de relaxar o físico muscular. Há outras técnicas indianas baseadas na ayurveda como a Shantala, massagem pra bebês; a Abhyanga, na qual é utilizada grande quantidade de óleos aquecidos. Porém a mais conhecida e utilizada nos grandes Spas espalhados no mundo é a de massagem ayurvédica, geralmente feita no chão, acima de um tatame. A massagem ayurveda além da massagem inclui muitos alongamentos vindos da ioga.


Ayurveda